Quer ser um cristão?

Quer ser um cristão?

Faço muitas postagens no YouTube, FaceBook, WhatsApp, Twitter etc., mas devo dizer que, considerando tudo o que fiz nas mídias sociais, esta talvez seja a mais relevante para você que a lê hoje. Por quê? Porque é uma das perguntas mais profundas, impactantes e com consequências eternas que uma pessoa pode fazer.

De tudo o que já escrevi, essa é uma virada de jogo. Sério, como eu disse, é a pergunta mais importante de todas, do tipo que pode mudar totalmente sua eternidade.

Agora, imagine o seguinte: você está lendo agora, e há dois tipos de pessoas aqui. Um deles já faz parte da equipe de Jesus – você sabe, eles já fizeram toda aquela coisa de “eu acredito em Jesus e estou a bordo”. Depois, há a outra equipe, pessoas que ainda não entenderam muito bem toda a história de Jesus.

Agora, há toneladas de coisas na Bíblia sobre como ser salvo e nas mídias sociais como sair da escuridão e ir para a luz, espiritualmente falando – Colossenses 1:13. As pessoas escreveram livros sobre isso, até mesmo eu o fiz – e-Book https://amzn.eu/d/eYE0wxx ou Paperback – https://amzn.eu/d/9SWTyyV – deram-lhe um nome sofisticado também: “soteriologia” – apenas uma maneira elegante de dizer “estudo da salvação”.

Mas aqui está o ponto principal: tornar-se um cristão não é apenas acenar com a cabeça, levantar a mão, caminhar pelo corredor, ir à igreja e responder a algumas coisas religiosas. Não, trata-se de permitir que Deus faça o que Ele quer em seu coração e que você esteja aberto a isso.

Jesus, em seu estilo clássico, respondeu à grande pergunta “Como faço para entrar na Equipe Jesus?” ou, reformulando, “O que devo fazer para nascer de novo?” com uma única frase. É sério, está em João 14:6. Ele está conversando com sua equipe, dizendo que está saindo, mas que voltará para levá-los à casa celestial. Tomé está se assustando, tipo: “Como vamos chegar lá?” E Jesus solta essa bomba: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai lá em cima sem passar por mim”. (É claro que estou parafraseando).

Então, o que isso significa? Bem, se você entendeu o que Jesus está dizendo, então você já tem a chave para se tornar um cristão.

Então, com isso em mente, vamos abrir a frase – “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai lá em cima sem passar por mim”.

Jesus é o Caminho.

Então, imagine esse grande esquema de existência, em que o destino final é esse lugar chamado céu, onde nos aquecemos na presença eterna do divino, nosso Criador, Deus. É o lugar pelo qual todos nós ansiamos profundamente. Agora, imagine Jesus como a estrela-guia nessa jornada eterna e espiritual, conduzindo-nos diretamente a essa utopia celestial.

Agora, vamos retroceder o relógio até o início da criação. Gênesis 1: 1-3 – Nesse mundo imaculado, Deus criou Adão e Eva, colocando-os em um jardim de beleza incomparável, um santuário onde eles caminham de mãos dadas com seu Criador. No entanto, em meio a esse cenário idílico, Deus lhes concedeu, nesse estado de inocência, o dom do livre-arbítrio, o poder de fazer escolhas, escolhas cruciais que poderiam fortalecer seu vínculo com o Criador ou destruí-lo irreparavelmente. E então vem a ordem: “Não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal”. Uma diretriz simples com implicações profundas.

Mas, infelizmente, a fragilidade humana prevalece. Adão e Eva sucumbem à tentação, mordendo o fruto proibido, dando início à era do pecado e suas terríveis consequências. A Bíblia nos diz que “… o salário do pecado é a morte” – Romanos 3:23 – e foi exatamente isso que aconteceu com toda a humanidade, já que todos nós compartilhamos o mesmo DNA de nosso chefe federal, Adão.

Segue-se a separação espiritual de Deus, marcando o início da luta existencial da humanidade. A morte, tanto física quanto espiritual, surge ameaçadoramente no horizonte, lançando uma sombra sobre a existência outrora intocada. A partir desse momento, seus corpos físicos começaram a se deteriorar imediatamente. Por fim, é claro que eles morreriam fisicamente e, sem intervenção, estariam mortos espiritualmente para sempre.

No entanto, em meio a essa escuridão, brilha um farol de esperança – Jesus. Nascido de uma virgem, ele personifica a união perfeita da divindade e da humanidade. Seu propósito? Reconciliar a humanidade com seu Criador, transpor o abismo do pecado que nos separa do abraço de Deus. Esse era o plano de Deus desde a eternidade passada. E assim, Jesus embarca em sua missão divina, culminando no ato supremo de amor e sacrifício – sua crucificação na cruz.

Por meio de seu sangue, derramado para a remissão dos pecados, Jesus oferece à humanidade uma tábua de salvação, um caminho de volta ao abraço amoroso de Deus. É uma transação cósmica, em que a dívida do pecado é paga integralmente, e a redenção se torna possível para todos os que creem. A única maneira de a humanidade encontrar seu caminho de volta ao favor e à presença de Deus exigia uma morte em pagamento pelos pecados do mundo – às vezes denominada em termos bíblicos como “Substituição Penal”.

Portanto, aqui está o ponto crucial da questão: A salvação depende de nossa aceitação de Jesus como o único meio de reconciliação com Deus. É uma verdade profunda que ecoa ao longo dos tempos, encapsulada nas palavras: “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12.

Em essência, Jesus não é apenas uma passagem para o céu; Ele é a própria essência de nossa esperança, a pedra angular de nossa fé e a porta de entrada para a comunhão eterna com nosso Criador. Talvez precisemos pensar da seguinte forma: Jesus é o caminho de volta para Deus.

Em termos básicos, para se tornar um cristão, você deve acreditar que Jesus é o caminho e que Ele é o único caminho.

Jesus é a verdade.

À medida que avançamos na compreensão da essência de – “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai lá em cima sem passar por mim”. Vamos embarcar em uma aventura épica, onde a verdade radiante incorporada na figura inspiradora de Jesus Cristo brilha como um farol cósmico, guiando-nos pelos mistérios da existência.

Veja bem, Jesus não é apenas um personagem velho e empoeirado dos livros de história; ele é o epítome vivo e respirante da própria verdade, enviado em uma missão radical por seu Pai divino para revolucionar a humanidade. Imagine-o não como uma relíquia do passado, mas como a expressão máxima da sabedoria atemporal e do amor sem limites, irradiando como uma supernova na escuridão da dúvida e da confusão – veja João 1:14.

Imagine Jesus andando pelas ruas movimentadas de hoje, talvez a mesma rua em que você mora. Não como um mero mortal, mas como a personificação da percepção de ponta e da rebelião compassiva. Com cada palavra que profere e cada movimento que faz, ele derruba as barreiras da ignorância e do fanatismo, revelando a realidade alucinante do caráter de Deus e a graça alucinante de seu amor João 14:9. Por meio de sua vida, de seus ensinamentos e de seus milagres alucinantes, Jesus pinta um mural de afeição divina de tirar o fôlego, rompendo o ruído do status quo com as cores vibrantes da verdade divina João 1:17.

Agora, vamos encarar os fatos frios e duros de nossa experiência humana. As Escrituras não adoçam a situação; somos todos uma bagunça quente, tropeçando na vida com o peso de nossos erros Romanos 3:23. Mas, em meio ao nosso caos, Jesus nos lança uma corda salva-vidas. Ele não está lá para julgar ou condenar, mas para estender a mão do amor radical e da graça sem filtros, convidando-nos a vir como estamos e abraçar uma maneira totalmente nova de ser Lucas 5:31-32.

Mas é aqui que a trama se complica: Jesus não se limita a pregar o perdão; ele o encarna. Seu sacrifício na cruz, de cair o queixo, é o momento supremo de soltar o microfone, mostrando as profundezas alucinantes do amor de Deus e o poder alucinante da misericórdia divina Atos 4:12. Por meio de sua morte e ressurreição, ele traça um curso para a redenção e a reconciliação com Deus, o maior lançador de tendências no reino da verdade e da graça João 14:6.

A transformação épica de Paulo, antes um cético ferrenho que se tornou um crente obstinado, é um exemplo disso. Cego por sua própria agenda, o encontro radical de Paulo com o Cristo ressuscitado na estrada para Damasco envia ondas de choque por toda a sua existência, transformando-o de odiador em amante, de perseguidor em pregador. A história de Paulo é um testemunho da mudança sísmica que ocorre quando nos deparamos com a verdade do amor implacável de Jesus.

Então, aonde essa viagem louca nos leva? Ela nos leva à beira da eternidade, aos pés de Jesus, o maior influenciador da verdade e da graça, o destruidor cósmico do desespero e da dúvida. Por meio dele, encontramos esperança, restauração e uma maneira totalmente nova de viver João 14:6. É uma jornada alimentada pela verdade ardente de Cristo, que nos convida a abraçar o amor radical que muda tudo.

Jesus foi enviado por Seu Pai para um propósito específico: buscar e salvar o que estava perdido. Ele veio para explicar Deus, para revelá-Lo e para falar as palavras de Deus para nós. Ele é Deus, e Ele é a Palavra de Deus João 1:1-2.

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (…) Ninguém jamais viu a Deus; mas o Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o explicou”, é o que nos diz João 1:14-18. Jesus é a verdade, e Ele nos diz a verdade. Se ouvirmos Suas palavras, entenderemos como nos tornarmos cristãos.

Aqui estão algumas coisas a considerar:

A verdade é que todos nós somos pecadores – Lucas 5:31-32.

A verdade é que precisamos nos arrepender – Mateus 4:17.

A verdade é que precisamos do perdão de Deus – Atos 5:30-31.

Em termos básicos, para se tornar um cristão, você deve acreditar que Jesus é o caminho, que Ele é o único caminho e que Ele nos diz a verdade sobre o nosso pecado.

Jesus é a vida

Vamos finalmente mergulhar na essência vibrante do poder vivificante de Jesus.

Tudo em Jesus pulsa com vida. O próprio coração do evangelho bate com o ritmo de sua ressurreição, ressuscitando dos mortos após sua crucificação, infundido com a energia divina do Espírito Santo 1 Coríntios 15:1-4.

Em sua vitória sobre a morte, Jesus eliminou seu aguilhão e a sombra ameaçadora do medo, escancarando as portas para herdarmos sua vida eterna 1 Coríntios 15:55-57; Hebreus 2:14-15.

Quando abraçamos o cristianismo, não se trata apenas de uma mudança superficial, mas de um renascimento espiritual. Somos infundidos com uma nova vida, a própria vida de Cristo. O Espírito Santo passa a residir em nós, transformando-nos em reflexos do poder de ressurreição de Cristo. Antes espiritualmente mortos, zumbis espirituais, se preferir, agora estamos vivos e prosperando em Cristo, por meio de Cristo e por causa de Cristo Gálatas 2:20; Romanos 6:4-8; Romanos 5:5 e Romanos 8:9.

Mas como nós, que antes estávamos espiritualmente sem vida, podemos nos agarrar a essa nova vitalidade espiritual? Não é algo que possamos alcançar por meio de pura força de vontade; estamos espiritualmente falidos. A vida espiritual é um dom, uma dádiva divina de Deus. Não podemos ganhá-la por meio de nossos próprios atos de justiça; devemos simplesmente recebê-la pela graça, por meio da fé, crendo.

Somos salvos não por nossas próprias ações, mas pela misericórdia de Deus, por meio da obra transformadora do Espírito Santo, derramada abundantemente sobre nós por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador – Tito 3:5-6.

A salvação não é uma recompensa por nossos esforços; é uma dádiva, concedida a nós pelo próprio propósito e graça de Deus, revelada por meio da aparição de Jesus Cristo, que destruiu a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho – 2 Timóteo 1:9-10.

Ao acreditar na palavra de Jesus e colocá-la em ação, acreditamos e recebemos.

Acreditamos que Jesus é o único caminho porque ele é o Filho de Deus, o sacrifício sem falhas e sem pecado que pagou nossa dívida de pecado. Ele é a ponte de volta à intimidade com nosso Criador, reconectando-nos ao relacionamento que começou no Jardim do Éden, mas permitindo que nos vangloriemos de muito mais do que Adão poderia ter imaginado.

Jesus é a verdade, e precisamos aceitar suas palavras que revelam nosso estado pecaminoso; e nos arrepender e buscar o perdão de Deus. Ao fazer isso, recebemos sua vida como uma dádiva preciosa.

A salvação não tem a ver com nossos esforços ou realizações; tem a ver com a graça por meio da fé. Trata-se de confessar Jesus como Senhor e crer em nosso coração que Deus o ressuscitou dos mortos. Trata-se de invocar o nome do Senhor e encontrar refúgio em seu amor: Efésios 2:8-9; Romanos 10:8-13; João 6:37; João 3:16-17.

Quando respondemos com fé, como o carcereiro de Filipos que buscou a salvação, nos vemos arrastados pela corrente vivificante da graça salvadora de Jesus Atos 16:27-31.

Conclusão:

Ao nos aproximarmos do final de nossa jornada, permita-me fazer uma última pergunta: Você já aceitou a verdade?

Se seu coração ressoa um sonoro “sim”, então deixe seu espírito voar! Siga em frente como um mensageiro radiante, iluminando o caminho para que outros descubram a graça sem limites e o poder transformador de Deus. Lembre-se das palavras de Jesus em Mateus 28:19-20, que nos exorta a ir e fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a obedecer a tudo o que Ele ordenou.

No entanto, se a incerteza persistir nas profundezas de seu ser, não tema. Hoje é um portal sagrado para a redenção e a renovação. Como implora 2 Coríntios 6:2, “agora é o tempo da graça de Deus, agora é o dia da salvação”. Deixe que o peso deste momento seja absorvido, pois ele tem o potencial de redefinir sua existência.

Portanto, neste momento silencioso, incline a cabeça e abra bem a porta de seu coração. Abrace a verdade de que Jesus é o caminho, a própria essência da salvação e da esperança. Como declara João 14:6, “Jesus respondeu: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Deixe que os ecos de sua confissão ressoem pelos céus ao reconhecer suas imperfeições e buscar a misericórdia de Deus.

E, nessa troca divina, receba de braços abertos a preciosa dádiva da vida encontrada somente em Cristo. Como nos assegura Efésios 2:8-9: “Porque é pela graça que vocês são salvos, por meio da fé – e isso não vem de vocês, é dom de Deus – e não por obras, para que ninguém se glorie”. Deixe que isso infunda em seu espírito um novo propósito, acendendo uma chama de paixão e alegria que não tem limites.

Com esse passo ousado, embarque em uma jornada de descobertas, uma jornada repleta de aventuras, maravilhas e as profundezas ilimitadas do amor de Deus. Que sua alma dance no brilho de Sua graça e que sua vida se torne uma sinfonia de louvor Àquele que oferece salvação a todos os que creem.

Portanto, meu amigo, aproveite este momento com fé inabalável. Permita que a luz de Deus guie seus passos e que seu coração seja transformado para sempre pela magnífica verdade de seu amor.

Se foi isso que você fez, eu ficaria muito feliz em saber e incentivá-lo ainda mais, portanto, entre em contato pelo e-mail revalbertmmartin@gmail.com.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *